25.7.17

Dia do escritor. 25.7

Parabéns aos escritores brasileiros.
Sou escritor?
O verbete diz que sim, já que escrevo obras científicas (no Direito e sobre a composição escrita formal) e literárias. Estas, principalmente.
O que é literatura? O dicionário Cegalla diz que é a "arte de compor ou escrever trabalhos em prosa ou verso com o objetivo de atingir a sensibilidade ou a emoção do leitor ou do ouvinte". O Oxford diz "written works, esp. those whose value lies in beauty of language or emotional effect". A mesma coisa.
Há definições diferentes, claro. De outros dicionários ou escritores. Há quem já disse que na literatura não há "a árvore tem uma copa", mas "aquela árvore mudou depois da visita dele". E, por quê? Interprete a estória. Não haveria literatura em narrativas literais, sem margem à mais de uma interpretação.
Entendo que literatura também é isso, e muito mais. O conceito cabe em algo mais amplo como afirmam os dicionários. Estética sim, e sensibilidade. Não é difícil. Todos temos nossos causos, e colocá-los no papel é literatura.
Diário é literatura. Poesia, romance, conto, crônica, texto de opinião, textos científicos.
Claro, Sheakespeare e Darwin criaram literaturas diferentes, mas tiveram e têm até hoje seus fiéis leitores.
Sobre o que eu escrevo por estes espaços virtuais saibam que meu objetivo primeiro é propriamente escrever. E ser lido, reconheço. Há certa vaidade nos que se metem a deixarem seus textos acessíveis aos outros.
Todos têm algo a dizer? Já defendi em um texto que sim. E afirmo novamente. As ideias literárias existem em você. A prática garante uma forma mais aprazível de divulgação. A leitura de escritores clássicos e novas revelações é importante. O "nada se cria, tudo se copia" é, em grande parte, verdadeiro. A margem de criação ainda é enorme, mas não é fácil elaborar algo reconhecível, até para nós mesmos.
Tudo que saiu de nós estava dentro e, portanto, entrou e, ora, já estava fora, criado. Criamos? Ou transformamos?
O texto literário, assim, não é algo frio, inteligível, mas, realmente, algo pessoal. É o autor, o escritor, exposto. Exige-se muita coragem. Aliás, essa a origem da palavra coragem, a tradução do coração da pessoa.
Feliz dia do escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.