21.7.17

Como escrever uma boa redação escolar? Sete passos.

A redação escolar é, em geral, o nosso primeiro contato com a produção textual. A redação não é nada mais do que um texto de opinião. Serve para desenvolver o senso crítico do aluno, ao mesmo tempo em que o prepara na comunicação escrita, com toda a dificuldade gramatical, ortográfica etc. que isso envolve.
Mas, não é nem um bicho de sete cabeças. Aí vão sete passos para ajudar nossos futuros e futuras escritores e escritoras.

1) Leia editoriais dos grandes jornais, como Estadão e Folha de S. Paulo. São aqueles pequenos textos no primeiro caderno, nas primeiras folhas depois da capa. São verdadeiros textos de opinião e em formato de redação: ideia principal ou introdução, desenvolvimento e conclusão. Ler o ajudará a entender melhor esse mecanismo e quando for fazer seu texto estará mais familiarizado. Me ajudou muito.

2) Mãos à obra. Treine muito. Pense em algo que o pessoal anda conversando, como se comer de três em três horas é mesmo uma grande descoberta, ou se o voto no Brasil deve continuar obrigatório. Seu tema deve ser apresentado logo no primeiro parágrafo. Essa é a introdução. Nos dois ou três parágrafos seguintes desenvolva a discussão. Por que o voto é obrigatório? Estamos preparados para uma mudança? A conclusão deve expressar sua opinião. É o último parágrafo. O voto deve continuar obrigatório? Você quem sabe. Pesquise à respeito. Veja o que os outros estão escrevendo sobre isso. Opte por um lado, de acordo com suas crenças.

3) Prefira frases curtas e objetivas. Não prolongue muito os parágrafos. Cinco a seis linhas, no máximo. Em vinte a trinta linhas dá para escrever muita coisa boa. Geralmente é esse o tamanho esperado de uma redação.

4) Escreva em terceira pessoa do singular, e impessoal. "O Brasil é um dos piores países do mundo no desenvolvimento da educação. O voto obrigatório revela a força alienante da política, em que o povo semi-analfabeto mal sabe a diferença entre um Deputado Federal e um Senador, mas precisa escolher um número da urna eletrônica." Não escreva "Eu acho que o Brasil é mesmo um país de ignorantes. Pretendo virar professor para arrumar a coisa toda."

5) Evite ditados populares, como "quem pode pode, quem não pode se sacode". O mesmo para palavras chulas, como palavrões. A linguagem culta e precisa deve ser prestigiada.

6) Conciso e coeso deve ser seu texto. Isso significa que deve haver concisão textual, isto é, dizer muito com pouco. A arte da objetividade. "A melhor forma de ter muito dinheiro é economizar cada centavo do seu salário." Troque por: "Não gaste tudo que ganhar." A coesão é a fluidez e a ligação, a relação com sentido entre os parágrafos e ideias. Use e abuse dos conectivos "dessa forma", "porque", "portanto", "bem como", entre tantos outros.

7) Releia, melhore. Sempre passa algo despercebido e cabem aperfeiçoamentos.

Divirta-se. Escrever bem nesse Brasilzão é como descobrir o ouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.