18.7.17

Devo terminar um dia: Os irmãos Karamázov, de Dostoiévski.

Ótimo livro. Ainda faltam centenas de páginas, mas sua qualidade já está demonstrada. Edição física. Por volta de mil folhas. Já li umas duzentas. Sigo e paro para ler outros livros mais urgentes. História com muitos personagens e detalhes. Bem escrita. Quando terminar volto aqui nessa mesma publicação para uma impressão completa.

05.08.2018

Terminei. Mais de um ano depois. Não foi a obra mais desafiadora. Continuo com o desafio dos livros da ditadura, do Gaspari. Parei no terceiro, se não me engano. Mas, foi, sim, o romance mais difícil de terminar. Não de ler. Sua leitura não é das mais simples. Exige atenção e calma. Mas, flui bem. Acontece que há capítulos extensos e é bastante complexos em enredo e reflexões. Haja tempo. E, sim, me meti em um grupo de leitura há algum tempo. Lemos livros quase todos os meses do ano. Difícil. E maravilhoso. Salve nosso Minarete.

Repito: o livro é fantástico. Sou advogado e, também por isso, pude curtir muito o final da obra, um tribunal do júri completo e bem construído. A leitura é muito mais, porém. Leia. Principalmente, o trecho das atrocidades da idade média (saberá), quando o autor questiona se vale a pena viver em um mundo tão bárbaro. Fogo. E, claro, um capítulo mais para o fim, em que o personagem Ivan dialoga com o coisa ruim, na sala da sua casa. Sensacional.
Boa leitura. Obra obrigatória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.