31.5.15

A reprodução humana.

O homem, racional, parece se distanciar cada vez mais do que chamou de natureza. Poluição, devastação das florestas, produtos artificiais, grandes cidades.
As advertências constantes da extinção da espécie, a continuarmos nosso modo de vida, surtem pouco ou nenhum efeito na consciência humana. O esforço do sustentável falha. Não queremos dispor do conforto moderno.
Entretanto, a preservação do ser vivo bípede dotado de razão continua. Apesar das dificuldades nascem bebês. A taxa de natalidade mundial está longe de sofrer qualquer tipo de controle generalizado e, assim, qualquer forma de retração significativa.
Reproduzir, em regra, é natural. Basta o encontro da fertilidade com a copulação. Nove meses depois mais um ser humano.
A questão a ser enfrentada aqui é quão normal é a gestação para nossos semelhantes. Por conta desse distanciamento da natureza (somos e ela é – são dois), ter ela no ventre é algo desconectado do cotidiano. Não parece natural, é diferente de tudo, não soa humano.
Escrevo, aliás, como pai. A mãe, porém, ao meu lado, confirma. A maternidade tem começo, meio e a espera pelo término, abstrato, é surpreendente. A natureza bate na porta, entra e não deixará os cômodos do homem.
Todas as conquistas tecnológicas, as descobertas científicas, a história, perdem muito seu sentido. A gestação, única, é desconectada do homem. Pede licença, paciência, força e fé. Esperança de novo entendimento entre humano e natureza. Volta da unidade. Do natural. Do normal. Do princípio.
Acima de tudo, não somos filhos, nem pais. Somos a própria natureza. Façamos as pazes com ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.