28.4.14

Amadurecimento.


Para os frutos, o ponto de colheita. Para nós, tornar-se adulto. Segundo recentes pesquisas, por volta dos 30 anos. Verbetes próximos: aprimoramento, aperfeiçoamento, experiente, vivido, refletido.
Pedro, com 28 anos, a 2 meses dos 29, achou boa ideia escrever sobre essa palavra grande, sonora e que, hoje, trás mais sentido do que antes.
Já ouviu: tome tento, se não mudar, bau bau – cresça. E disse: amadurecer? na não, amadurar, sinônimo de fim, queda do galho, apodrecer – quero não. Bom dicionário. Lembra-nos que frutos não somos nós, mas humanos, e sentido outro nos reserva o vocábulo. Porém, ainda jovem, lutas pelo ‘quero porque quero, caso contrário, buáááá’. Não.
Qual o final sentido, contudo? Talvez, além, devamos pensar no ‘refletido’. Sim, reflitamos e, como vividos (como não?), deixemos as birras no passado e respeitemos mais o vizinho, porque ele, como eu e você, somos nós. É aquela situação: estamos na estrada congestionada e muitos (os chamados ‘espertinhos’) passam a nossa frente pelo acostamento; muitos, adultos, já de velho. Que coisa, pensamos. Mais, entretanto: perde o ‘esperto’, eis que cria a razão três – nem parado, nem andando, qualquer coisa de confusão, fumacinhas nas cabeças e completa neblina. Ninguém ganha.
Amadureçamos.
Pedro, pensa, existe, logo crê que a não ser que amadureça, não há de crescer. Não crescer, uma vez que não é bom (quanto perderíamos?!), evita o maduro e, assim, vai de encontro ao homem – ser social.
Amadureçamos.

MCP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.