5.5.14

O gato e o escritor.

Parece que já transcrevi o texto que segue, noutro espaço de semelhantes ideias. Porém, como sempre mudam as percepções e dissolvem as substâncias, vale nova visita.
Ainda mais porque hoje tenho um gato em casa, o Bach. Preto e com energia bastante para transbordo, em “ficelle” invisível, de criações da mente para o papel, como bem traz Eça de Queirós:

“O gato é o amigo e o companheiro natural do escritor: ele ama o silêncio e o recolhimento do estudo: apraz-lhe o monótono ranger da pena sobre a aspereza do papel; acompanha discretamente o rumor da escrita com o do seu respiro gutural. Quando não se escreve mais ele acorda. Compreende perfeitamente que há uma relação de analogia, uma afinidade entre a mão que escreve e a cabeça que medita sobre a página: somente, como não explica essa correlação, nas noites em que não tem sono e em que assiste ao nosso trabalho sentado em um livro sobre a banca, mete de quando em quando a pata no espaço que existe entre a pena e a fronte, e palpa devagarinho se não há uma linha, uma “ficelle” invisível, entre a mão e o cérebro.” (*)

Gaaaato, gato, gato, gato. Preto do Poe, de botas, pelos arredores do chapeleiro maluco, de lasanhas nas terças-feiras, em corridas com o Piu-Piu ou com o Jerry, entre outros.
Todos presentes e suscetíveis de emoções várias. Continuem por aí.
Aos amantes dos caninos, sinto muito, mas os gatos ganham de longe, hahaha. Mais inteligentes, perspicazes, independentes (não é o que todos buscam?) e contemporâneos.    


(*) QUEIRÓS, E. de.; ORTIGÃO, R. “As farpas”. S. João do Estoril: Principia, 2004, in MATOS, Miguel. “Migalhas de Eça de Queirós.” 1ª ed. São Paulo: Migualhas, 2009, migualha 566.


Um comentário:

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.