29.8.15

Pergunta ganhadora: o silêncio dorme?

Respondo, como prometido.

Sobre essa pergunta havia pensado a respeito da nossa audição. Podemos fechar os olhos e com facilidade deixamos de ver. Mãos para trás e não tocamos. Boca fechada e passamos para o próximo. Nariz bem tampado (aí já começa a complicar) e, com algum esforço, não sentimos aquele cheiro ruim. Agora, com a audição a coisa enrosca. Quão difícil é alcançarmos o silêncio total. Cara, tenho uma certa sensibilidade com o som. Para dormir, para me concentrar (já fui pior), para ver televisão, para trabalhar, para viver na cidade, para ficar em paz. Barulho de aparelho de som alto, TV, veículos, conversas, obras em imóveis, aglomerações etc. não é comigo. Os grandes shows, claro, são ótimos, mas precisava ser tão alto o som?! Baladas (boates) nem se falem. Também certos bares, restaurantes. Não dá para conversar, carambis. Sim, um dia vou me mudar para o mato mesmo, não precisa nem sugerir.
Enfim, por isso, além de outros aspectos, adoro templos religiosos por causa da sua calma e silêncio. Aprecio o campo. Som da natureza pode. Há harmonia. Não que eu não goste da vida social. Gosto. Um bom passeio nas cidades é ótimo. Música, dança, artes visuais, bons ambientes para se comer, casa dos amigos e familiares, boas praças e parques, clubes etc.
É que muitas vezes gostaria de um acesso mais facilitado ao silêncio. Sem fones de ouvido (nem música por vezes quero) e sem os incômodos e não tão eficazes tampões não industriais de ouvido. Por que nossos ouvidos não são como nossos olhos e possuem mecanismos de abrir e fechar tão eficazes quanto? Enfiar a ponta dos dedos nos ouvidos é muito precário. Não vale.
Esse é o meu inconformismo.
E o que isso tem a ver com a pergunta, Piero?
Simples, caro leitor. O silêncio não dorme. Nem que você durma numa câmara a vácuo (o que, acredite, é muito pior que o seu quarto barulhento, já que no vácuo você ouvirá seus órgãos e seu sangue trabalhando em uma enlouquecedora e caótica sinfonia – experiências já foram feitas e ninguém aguentou ficar muito tempo na câmara), pelo contrário, você não se livrará do barulho. Em todo lugar que você esteja vivo haverá ruídos, especialmente o do seu próprio corpo funcionando.
Portanto, não, o silêncio não dorme, pois existe o homem que não deixa o pobrezinho dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.