5.1.15

Literatura.

A literatura é destino. O livro é o todo. O escritor é o guia turístico.
O dicionário (Dicionário escolar da língua portuguesa, Domingos Paschoal Cegalla. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.) assim define a literatura: “1. Arte de compor ou escrever trabalhos em prosa ou verso com o objetivo de atingir a sensibilidade ou a emoção do leitor ou do ouvinte. (...).”
Sim, a literatura desafia o leitor a entrar em mundo novo. A composição, verdadeiro extrato da vida do autor, trilha o rumo desse universo. Qualquer tema, estilo, formato, gênero literário tem seu atrativo. Os livros infantis querem as crianças, os romances de açúcar buscam os estereotipados, as sagas de aventura os sonhadores, os policiais os aventureiros, os livros de humor pedem os alegres, as epopeias eu ainda não sei.
Enquanto escrever é ler, ler é escrever. Pois, quando se escreve, ‘foi’, mas quando se lê, será. Escrevo ‘praia’ porque já estive lá (o que é preferível) ou li sobre, me contaram da areia, do mar. Leio ‘lagoa’ e imagino. A água circundada de terra será o que minha imaginação mandar. A ‘praia’ foi, a ‘lagoa’ será. Leio ‘praia’, escrevo ‘lagoa’. Lembro, crio.

Sobre o gosto por ler e a vontade de escrever, aí há névoa e balança de “carcamano”. Hábito, educação, necessidade, genética, circunstâncias variadas. O atual bombardeio audiovisual de tecnologia de ponta deve ser outro ponto de discórdia entre escritores e leitores. A frase é lida. Duas, três, dez, quinze, trinta, cinquenta, trezentas, duas mil linhas. Quantas o senhor está disposto a ler?
A primeira linha, frase, ideia, deve ser, como diz a língua inglesa, “catching”, atraente. Se não for, haja parágrafos e páginas. Público, atualidades, novidades, “regras”, dicas, experiências. Todos são caminhos válidos, e, ao mesmo tempo, errados, a não ser o seu.
Por isso, experimente. Não imagine (imaginar pode, vai), melhor, não espere, contudo, a perfeição, que será simples criar. Não. Leia. Rabisque. ‘Palavreie’. Ouse juntar as palavras, as ideias em frases, parágrafos, páginas, livro, em verso ou prosa.
Pronto, está aberta nova fronteira.

    

2 comentários:

  1. Escrever é olhar pra uma sopa de letrinhas e deixar a imaginação criar braços e mãos. Uma pescaria, de fato.

    Gê Martins

    ResponderExcluir

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.