12.5.16

diretamente pelo povo

Há trinta anos, quando nascia, o povo conquistou, pelo movimento 'diretas já', o direito do voto direto para Presidente da República. Hoje, com o Pedro, meu filho, com quase 10 meses de vida, o Brasil afasta o segundo Presidente nesse período pelo instituto constitucional do impedimento. A pressão popular foi também decisiva. 
Novo Governo. 
A história deve ainda repetir muitos fatos parecidos. Outros nomes, outros personagens, mas a mesma instabilidade social. Sempre. Não pensemos que o Brasil se resolverá com Temer. Não. Nem com os próximos 30 líderes que seguirão. Continuará com problemas. Mais ou menos, a depender de onde você esteja sentado. Ou os seus problemas são os mesmos de dentro do seu carro em relação ao negro que mora em uma favela e nem senta na condução, porque lotada?
Nos Estados Unidos, Canadá, Suécia, Japão e os outros mais de duzentos países, principados e sei lá mais o que pelo mundo os problemas são outros, porém existem. E muito. Do mesmo jeito que no Brasil. Clima, terrorismo, doenças, desigualdade, depressão, refugiados, intolerância, isolamento, alimentação, guerras etc. Encontre algum lugar sem problemas, desafios. A própria ausência de problemas, aliás, já seria um problema. Pois, são as dificuldades que nos movem. Feliz o povo cheio de desafios. Do contrário, sequer podemos saber se está tudo bem. Repito: o contraste é a semente da rosa. 
Enfim, diretamente vivamos esse novo Governo. Pelo povo, que é mesmo e sempre será quem comanda ele mesmo. 
Ah, e foi tarde. Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.