25.2.15

A primavera da pontuação, de Vitor Ramil [1962-]

Incrível como nossa língua é rica. Ainda mais evidente quando Vitor Ramil usou criatividade e conhecimento gramatical para escrever “A primavera da pontuação” (São Paulo: Cosac Naif, 2014). Livro saboreado e desvendado aos poucos, que reúne inúmeras menções literárias, linguísticas e históricas em meio a uma trama envolvente. Vale acompanhar com atenção os felizes trocadilhos cuidadosamente lapidados pelo autor durante a saga dos protagonistas ‘Palavra-Caminhão’ e ‘Ponto’, que mais tarde, por motivos semelhantes, trocarão de nomes. Leia que é bom.

“Em meio ao pânico provocado pelas notícias dessa fuga em massa, cometeremos o primeiro atentado, cujas vítimas serão os verbos que fazem flexões aos sábados no Parque Central. (...) De quebra, daremos início à nossa cruzada contra os arabismos e algarismos arábicos, já que realizaremos a ação de modo a fazer deles os principais suspeitos.” (p. 57)

“O atentado contra os adjetivos uniformes fez os pais segurarem os filhos em casa e as instituições de ensino fecharem as portas, principalmente depois que dois pretéritos imperfeitos foram considerados os dois suspeitos do crime.” (p. 97)

E nesse ritmo segue o livro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.