16.12.18

Uma palavra jurídica que você já ouviu e não sabe explicar o que é. E uma história engraçada sobre ela.


Acórdão

Tenho um histórico profissional engraçado sobre ela. E já servirá para a sua definição e para você não esquecer mais e impressionar os seus amigos.

Primeiro estágio. Muitos relatórios nas repartições de São Paulo. Redigia um resumo de um caso e comecei a ler a decisão do recurso. Como era tudo muito bonito, tradicional, rebuscado.

"Acordam os desembargadores integrantes da XX Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por unanimidade de votos, em conhecer e negar provimento ao recurso."

Que coisa linda, pensava. E que coisa mais da Idade Média. Eles estavam dormindo?! Como assim?! Kkkkkk

Acredita?! Pois é. E depois soube que o "acordam" era no sentido de concordar e não de acordar (da soneca), é claro. Mas, por um pequeno tempo vibrava pela tradição exagerada dos nobres julgadores. Hehe.

Enfim, essa decisão é o acórdão, de concordar, não de acordar de dormir, hein, hehe. Se bem que em algumas sessões de julgamento temos relatos de desembargadores já com idade avançada que tiveram, literalmente, que acordar para proferirem seus votos, hahaha. Para delírios da Língua Portuguesa.

Coisas dos primeiros contatos com o mundo jurídico. Saudades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.