27.2.14

Fé.

Não fui batizado e não frequentei, com regularidade e sentido, nenhuma instrução religiosa, além de traços católicos e evangélicos, nos primeiros anos. Alguma influência pentecostal dos avós maternos e pouco catolicismo dos pais. Só.
Na adolescência, espiritismo, pelos pais. Na maturidade, por mim mesmo, catolicismo e hare krsna. Enfim, uma miscelânea. Ora ali, ora acolá, não segui fielmente nenhuma.
Inventei orações e fé próprias e não rezo todos os dias. Por vezes, busco mais fé e creio que necessito de certa regularidade em único caminho (que ainda não encontrei).
Eis espaços de difusão religiosa que já estive (mais ou menos vezes) e me senti bem:

- Congregação Cristã do Brasil (Não me lembro dos cultos, pois era bem pequeno. Meus avós maternos, fiéis e participativos, rezavam muito em casa e me passaram imenso sentido nos agradecimentos a Deus, importância da reza e da compaixão.)

- Catolicismo (Pouco sentido na infância e na adolescência, além do Pai Nosso. Rigidez, sem direcionamento afetivo e que fizesse sentido, em colégio de freiras que estudei por alguns anos na infância e pré-adolescência, e quase nenhum interesse próprio. Na maturidade, procura por sentido e certa regularidade satisfatória, mas não muito sólida e perene.)

o   Mosteiro de São Bento (São Paulo e Vinhedo).
o   Igrejas e Paróquias (em especial, a de São Sebastião, em Vinhedo).
o   Retiro espiritual (Cursilho, Vinhedo).

- Espiritismo (Na adolescência e na maturidade. Como o catolicismo, procurei sentido e obtive períodos de frequência e de satisfação. Passou.)

o   Centro Espírita Seara Bendita.

- Hare Krsna (Deslumbramento, na maturidade. Rostos alegres e amigos, princípios duros, mas tentadores a fim de ficar em paz, realmente. Ainda distante, seja pelas rezas em sânscrito, como o latim que tanto cismaram os católicos, seja pela dificuldade evolucional principiológica.)

o   Centro Cultural Vrinda Aclimação.
o   Retiro espiritual Vrinda Bhumi.



3 comentários:

  1. Compartilho e somo: Flor de Liz, grupo xamânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Giu. Sim, ia colocar esse e o União do Vegetal, mas não os considerei como religiões, mas buscas pontuais de alto-conhecimento. Porém, também vale sim. Valeu Giu. Abraço e até bem breve. Pi.

      Excluir
  2. Estive recentemente em cultos da Congregação Cristã do Brasil. Gostei.

    ResponderExcluir

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.