31.1.19

Autobiografias


Leio uma autobiografia de um amigo. Ele é um pouco mais velho do que eu e, portanto, está ainda próximo dos "entas". Até por isso achei muito estranho ele escrever uma autobiografia tão cedo. Hoje, depois de ler mais capítulos da obra inacabada, tanto no papel quanto na vida real, mudo de ideia. A atividade é ótima. E fiquei com vontade de fazer o mesmo.

Ele, aliás, pediu-me uma opinião sobre o esforço até agora. Claro, com prazer. E, como o resultado é bom, devo e posso publicar por aqui essa singela resenha.

Meu amigo, siga em frente. É maravilhoso acompanhar nossos próprios passos. Lembrar e transformar em arte cenas passadas. É um privilégio conhecer caminhos alheios. Saber sobre a humanidade de outros e notar as semelhanças e diferenças. A boa curiosidade.

Sobre o texto em si, elogios apenas. Não há a sanha do fantástico de Hollywood. Nem a monotonia artificial que buscamos na vida. Ela, naturalmente, é aventuresca, na medida certa, com calma generalizada, de forma ordinária. Então, há equilíbrio entre as lembranças. Inclusive, gostei das passagens abruptas no tempo e a ficção necessária às autobiografias, porque ninguém lembra de tudo e a vida tem que ter seus mistérios, ainda mais na delicada forma de conversar o texto com acontecimentos recentes, de pessoas caras ainda muito vivas entre nós, em todos os sentidos.

No mais, os capítulos entrelaçam-se bem. Há um rumo contínuo e um toque de fisgar o leitor. Nem nós mesmos sabemos tudo sobre nossa vida, mas incrivelmente o texto pode se o autor manejar bem a pena. E ele sabe. Pode parecer estranho a descrição minuciosa de um dia vivido em tenra idade, e de outro e mais outros. Não é. A construção tem verossilhança, talvez a característica mais importante de qualquer escrito (não à toa seja esse um pressuposto para a concessão de decisões mais sensíveis pelos magistrados).

Torço pelo término da obra, por novos pedidos de leituras e pela sua boa publicação. Com certeza, outros leitores poderiam usufruir desse talento literário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.