13.4.17

A vida dos outros

Como é bom contar com amigos das artes. Curtam a resenha do caro Eduardo Berti.

Filme: A vida dos outros

Produção: 2006
Atores: Ulrich Mühe, Martina Gedeck , Sebastian Koch e Ulrich Tukur
Direção: Florian Henckel Von Donnersmarck

Na Alemanha Oriental, então governada sob o regime socialista, um casal de artistas é espionado através de uma escuta clandestina instalada em seu apartamento pela polícia secreta na Berlim Oriental.

O filme explora o ambiente opressor de um regime totalitário em plena derrocada, mas ainda contaminado por ideias anacrônicas incrustadas desde a separação da Alemanha após o final da segunda guerra mundial.

O transcorrer do filme se opera principalmente dentro do apartamento do casal, onde a escuta instalada e monitorada por um oficial especialista em escutas da Stasi – polícia secreta da Alemanha Oriental –, traz informações da ligação daqueles com pessoas proscritas ou suspeitas sob a ótica do Estado. O comportamento dos personagens principais é considerado subversivo e ameaçador ao regime do governo local.

O agente responsável por repassar as informações ao seu superior se depara com a ambivalência que suas atitudes podem causar ao casal e a ele próprio.

Na parte derradeira do filme, o diretor alemão mostra a transição de regime no país após a queda do muro de Berlim e a reviravolta no status dos personagens principais.

Final surpreendente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.