4.6.14

Mais um nome complicado. (O perfume, de Patrick Süskind)

Tenho lido escritores de nomes complicados. Lev Nikolayevich Tolstói (Ana Karenina), Charles Bukowski (Mulheres), Patrick Süskind (O perfume) e, atualmente, Fiódor Mikhailovich Dostoiévski (Crime e castigo).

Desses, gostaria de comentar 'O perfume', de Süskind.

Bom livro.

Vários perfumes se misturam: da descrição minuciosa de pessoas, de ambientes e de cheiros; da narrativa envolvente; do thriller, e da cultura e do mistério.

Refletimos o valor do olfato, o prazer dos bons aromas e o asco de certos odores, este nem sempre o mesmo entre as pessoas.

A história, em formato de romance com tons de realidade e ficção, é bem costurada e tem final interessante que nos faz refletir até que ponto pode chegar a atração humana pelo cheiro marcante. Mais: podemos ser manipulados, mesmo que inconscientemente, por perfumes ou aromas diversos, agradáveis ou não? Ou, até mesmo, pela ausência de cheiro?

Por isso, vale ler o livro. Também porque não é monótono, pelo contrário, contém cenas de temas polêmicos, como o erotismo, o assassinato, a exploração de trabalho, a discriminação e a transformação e combinação de substâncias naturais, afinal, o livro se chama 'O perfume'.

Depois, vejam o filme que fizeram com base no livro (igualmente bom).

Adoro ver o filme de livros. Acho que há trechos de filmes que captam a ideia da cena ainda melhor do que nos livros.

Por exemplo, no primeiro filme, da trilogia do Poderoso Chefão. Michael e o padeiro estão na escada da entrada do hospital em que Don Corleone está internado. Chega o carro dos mafiosos. Michael, para afastá-los, finge que pegará uma arma no sobretudo. Eles vão embora, achando que o hospital está guardado por seguranças. A cena é diferente no livro. Não há essa insinuação. No filme ficou mais interessante.  

Aquele abraço.

MCP


  

2 comentários:

  1. Também li (em 2010). Gostei muito, especialmente de como o autor consegue transmitir as sensações olfativas, de uma forma tão descritiva que elas parecem reais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Fabrizio. Sim, as descrições e pormenores do conteúdo dos cheiros impressionam. Abraço.

      Excluir

Ou: pi_cap@hotmail.com

Obrigado.